Como escolher frutas, verduras e legumes

Melhor do que uma lista para facilitar as compras quando vamos ao supermercado, é ter certeza de que estamos levando para casa alimentos suculentos, sadios e em perfeito estado.

Escolher as frutas e verduras corretamente é essencial para deixar a refeição mais saborosa. Mas não só isso, especialistas dizem que alimentos frescos e maduros contém mais nutrientes, o que protege o organismo de doenças, principalmente, por causa dos antioxidantes- substâncias que agem contra o envelhecimento de tecidos e células do corpo.

Preparamos algumas dicas que vão te ajudar no momento da compra.

 

1.     Cebola

Fique sempre atento a textura, que deve ser lisa e firme. O miolo não pode estar murcho, a superfície não pode ter furinhos e a casca não deve ter machucados.

 

2.     Alho

Na hora da compra fique atento a textura e aparência do alho. Ele deve ter uma textura lisa e não apresentar aspecto murcho.

3.     Legumes

Segundo os especialistas, o alimento deve estar liso, resistente ao toque e não possuir nenhum machucado.

 

4.     Batata

A batata necessita de um cuidado especial no momento da escolha. O ideal é que ela não tenha aqueles brotinhos que crescem na casca, um sinal que ela já está velha.

 

5.     Verduras

Segundo especialistas, as verduras devem ter um cor viva e não possuir furos ou machucados. Outra dica é evitar folhas amareladas ou amolecidas. A folhas orgânicas são mais indicadas pois são cultivadas sem agrotóxico. Elas costumam ser menores, mais escuras e saborosas.

 

6.     Frutas

Na hora que for escolher as frutas, preste atenção na cor, textura e cheiro do alimento. Nutricionistas afirmam que elas devem ser cheirosas, com a cor sempre bonita e sem machucados.

Para escolher o abacaxi, basta apenas retirar uma das folhas de sua coroa, se sair fácil, é porque está pronto para consumir.

Para frutas cítricas como laranja e limão, a dica é olhar a casca, que deve estar lisa e brilhante, além de macia ao toque - uma garantia de suculência.