Dicas e cuidados para uma marmita saudável

 

Seja para economizar ou emagrecer é cada vez mais comum vermos pessoas levando as suas marmitas para o serviço. A quem diga que também é uma maneira de preservar o carinho e o valor do lar, mas independente do motivo, elas são a sua melhor opção.

Levar a sua própria comida é saudável, mas requer alguns cuidados básicos. Por isso preparamos algumas dicas para te ajudar no momento em que for preparar a sua refeição.

 

 

Em qual recipiente levar

A melhor escolha são aqueles modelos de plástico duro que mantém a temperatura e não deixam gosto. A maioria delas podem ser usadas no freezer e micro-ondas e possuem uma manutenção fácil: água, esponja e sabão neutro. Mas para evitar qualquer problema, siga as instruções do fabricante para a limpeza.

Apesar do plástico ser um elemento comum nas marmitas, existem estudos que dizem que ele pode trazer um risco a saúde se possuírem Bisfenol-A em sua composição (também conhecido como BPA, é uma substância química orgânica que constitui a unidade básica (intermediária), de polímeros  e revestimentos de alto desempenho principalmente plásticos policarbonatos e resinas epóxi.), caso não queira correr o risco, uma alternativa são as vasilhas de vidro, mas não se esqueça de tomar cuidado com choques ou possíveis quedas.

Temperatura correta

A recomendação é que as marmitas sejam mantidas a baixo de 10º C ou a cima de 60º C, para evitar a proliferação de micro-organismos. Quando for aquele o alimento, aqueça a pelo menos 70º C e para não haver riscos garanta que esteja quente no meio. A Anvisa orienta que os alimentos não fiquem expostos em temperatura ambiente por mais de 2 horas.

Dicas para uma marmita saudável

Escolha bem os alimentos e dispense frituras, opte por grelhados assados ou cozidos. Não encha demais a vasilha para não criar o hábito de consumir mais do que o necessário, monte a marmita em dois recipientes, um para salada e o outro para cozidos ou refogados. Evite cremes à base de leites pois são fáceis de estragar e monte a sua refeição com base em um prato normal, a salada dele ocupar metade do total.